Pular para o conteúdo principal

Nomes em Outro Idioma são mesmo Estranhos, ou você é um Idiota?


Pois é... eu sou o Vigia, e vim escrever mais um artigo sobre algo que ninguém nunca quis saber...


Algo que sempre me incomoda é quando alguém escuta (ou lê) um nome em um outro idioma qualquer e se escandaliza, faz piadas e outras coisas idiotas mais. Por acaso não percebe que se trata de uma linguá diferente, um povo diferente, cultura diferente e tudo mais diferente?

O que ninguém percebe na verdade é que todos os nomes tidos como Brasileiros, simplesmente não são Brasileiros! Todo nome tem um significado, um por quê de ser usado, não é simplesmente uma palavra jogada a esmo, infelizmente este é um costume que não existe mais hoje em dia.

O nome Evandro, por exemplo, é de origem Grega, e significa: "Bom Homem".
Gustavo vem da Germania (Alemanha) e significa: Protegido por Deus (entre outros significados).

Assim se segue com todos os nomes "Brasileiros", Jéssica, Amanda, Maria, João... Todos tem origens em outros países. Se quer um nome genuinamente Brasileiro, fique com "Tupiniquim, Tupinambá e Neymar"...

A partir do significado de um nome é que este muda de país para país, por exemplo:

Suponha que queira dizer que meu filho "é firme como uma pedra", então eu o chamaria de "Pedra". É assim que eram dados os nomes no passado, o sobrenome Pinto por exemplo é Português, e tem haver com os criadores de Pintos (Filhotes da Galinha...), assim como Leite, remete aos Leiteiros, e por ai vai.
Agora, continuando: Se meu filho chamado "Pedra", fosse para os EUA, la ele se chamaria "Stone" (Pedra em Inglês). Se fosse para a Espanha, se chamaria "Piedra". E assim por diante, está entendendo o raciocínio?
Em certos lugares o nome mudaria radicalmente, pois as linguás são diferentes, estamos acostumados a usar o plural aqui com um S no final, e isso vale pra todas as linguás Latinas (Linguás que tiveram origem no Latim, Português, Espanhol, Italiano, entre outras...), e muitas outras. Mas em certos lugares um plural pode ser expresso pela legra "R", ou pelas letras "EN", e muitas outras formas.
Mas ai alguém vem e diz por exemplo:

_A linguá Japonesa não vai deixar de ser "Esquisita"!

Concordo, mas você também não deixará de ser um "Parvo" (kkk...). Julgamos as coisas pelos nossos padrões, mas o Brasil está aqui a pouco mais de 500 anos (E tem gente que nem mesmo sabe te responder a idade do Brasil...), e o Japão, segundo estudos, tem cerca de 11 mil anos... Errados somos nós...

Falando em Japão, nunca intendi por quê sempre acharam que Akira Toriama era uma mulher...
Nunca assistiram o anime Akira, e viram que se tratava de um homem?
Nunca pensaram que só por quê, "por aqui", a MAIORIA (Não todos) os nomes femininos terminam em A, isso não implica que seja igual outras linguás?
É tão difícil ver um nome diferente e ao invés de rir, e fazer piadinhas sexuais, pensar que é um nome de uma cultura diferente?
Seu nome comum aqui, também é esquisito nos EUA, no Japão, na China...

_Você quer dizer então que eu tenho que estudar outras culturas e outros idiomas agora?

Não, mas um pouco de atenção e de conhecimento não faz mal a ninguém...

Conhecimento se adquiri apenas sendo uma "Pessoa Normal" (Infelizmente as pessoas são abaixo do que deveria ser um ser Humano Normal...). Quantos assistiram Cavaleiros do Zodíaco e aprenderam que a água congela a 0 (zero) graus, e o álcool a 114 negativo?
Ninguém?
É eu sei, eles ainda diriam:

_Eu não fico "estudando" a fundo os animes...


Ok, entendi, mas, outra pergunta:

_Tenho que falar os nomes certos?

Essa já é uma questão diferente, embora eu abomine a falta de cultura e preguiça de pensar das pessoas, por exemplo ao escrever, também não acho necessário se escrever certo no WhatsApp por exemplo, pois ali é um lugar onde se preza a agilidade na hora de se passar o que se quer dizer. A conversa vai rolar, depois o receptor vai apaga-la, formatar o cel e ninguém nunca mais lerá aquilo, então qual o sentido de se escrever certo nessa situação?
Vou contar uma história...

Haviam 2 frangos:
Um de granja e um caipira (é eu sei, mas não achei imagem de um frango de granja e um caipira lado a lado). Eles estavam "de boa", ciscando no quintal, quando viram o fazendeiro passar com um machado na mão, e em seguida começou a afia-lo. Então o frango caipira disse:

_"Eu acho que nóis vai pá panela"!

O frango de granja corrigiu:

_Nós vamos para a panela!

Entendeu o que quis dizer?
Qual a relevância de "falar certinho" nessa situação?

Mas você também não vai sair por ai escrevendo uma matéria na internet, ou um livro, tudo errado, como essas crianças que saem escrevendo sobre "morro e sexo" fazem hoje em dia, vai?
Esta é a situação onde o português é necessário, porém, nossos governantes tristemente discordam e agora ensinam "gírias" nas escolas... ...triste.

Mas uma questão que me apetece defender, é:

Nomes não se fala errado!

Como citado acima, nomes tem significado, e como sou Cristão, acredito que os mesmo não são nos dados por mero acaso. Se meu nome significa "Corajoso" (um exemplo), e eu o falo errado, posso estar dizendo outra coisa qualquer, como: Alface... ou "sei lá"! É precisamente por isso, que Deus muda o nome de certas pessoas na Bíblia, para adequar os significados destes, ao que teriam de fazer!
É bem verdade também, que se o nome for Francês, como Katriane, eu não vou ficar "fazendo biquinho", pois isto não existe no Português. Mas também não vou chamar o Paul (Pronuncia-se algo como: Pôul) de "Pau", pois se você assiste os filmes americanos que entopem o Brasil, tem a obrigação de saber como se fala Paul!

"Então ser isso"!
Este post foi mais para "encher o saco mesmo"...



Comentários

RECOMENDADOS:

Quem é o Cavaleiro de Ouro mais Poderoso? (Revisando)

Atenção! Como o texto é bem grande, adicionei vários subtítulos ao longo do mesmo, todos devidamente grafados em vermelho, para lhe facilitar caso esteja interessado em ler apenas sobre determinado assunto. Você poderá também pressionar Ctrl + F, uma pequena caixa aparecerá do lado superior direito (ou em outro lugar dependendo do navegador), copie os títulos e cole nessa caixa para buscar diretamente o assunto desejado. Critérios da análise. Obras de Saint Seiya. Cavaleiros de Ouro “Preliminares” (Shion e Dohko). Orphée de Lira. Aioloz de Sagitário. Saga e Shaka (Santuário). Kanon de Dragão Marinho. Ranking Hypermito. Saga e Shaka (Hades). Ranking Taizen (enciclopédia CDZ) Saga e Shaka (Next Dimension). Saga e Shaka (Sol of Gold). Saga e Shaka (Episode G). Saga Saintia Sho. Gêmeos e Virgem (Lost Canvas). Shina de Cobra. Saga e Shaka, possível combate. Shaka vs Goku. A "Trolagem&q

Tutorial de Mangá pra quem não sabe desenhar...

Bem vindo ao primeiro e único tutorial de Mangá para Idiotas!!! Não brincadeira! hehe Esse é um tutorial de como fazer um mangá pra você que como eu é um bosta pra desenhar!!! Não, não brincadeira, todo mundo pode desenhar igualmente, a diferença é que uns já nascem desenhando os cavaleiros do zodíaco... ...enquanto outros levam 5 anos pra desenhar a turma da Monica, e mais 5 pra desenhar os cavaleiros... ...reconfortante não acha!? Então vamos lá! Bom primeiramente eu sugiro que você procure essas revistas que ensinam a desenhar, elas estão aos montes ai pela net, tratando de vários assuntos diferentes. Embora elas ajudem muito, há um ponto que é a minha dificuldade e acredito que a de muitos que elas não ajudam, por exemplo: Eu quero desenhar um cidadão lá com uma jaqueta da hora, então eu aplico a técnica de esqueleto, de cabeças de altura tudo certim, mas na hora do desenho eu não sei como compor o desenho, onde eu devo por os traços pra fazer a posiçã

Os cavaleiros de Bronze são Semi-deuses? Mitsumasa Kido é Zeus?

Os 5 cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) são irmãos? Mitsumasa Kido é Zeus? É interessante notar que quando dizemos isso a certos “fãs” (entre aspas mesmo) de CDZ eles te chamam de louco, mas essa é uma “Teoria” que devia ser conhecida por todos, até porque ela é mais que uma mera teoria. Sem enrolação vamos lá! Dentro do mangá de Saint Seiya, a fundação Graad enviou aproximadamente 100 jovens para serem treinados como cavaleiros, e estes 100 jovens eram todos irmãos, filhos do mesmo pai porém com mães diferentes de vários lugares do mundo. E esse pai era Mitsumasa Kido. É galera parece que ele fez um tour pelo mundo pegando geral as vagabas... Hyoga por exemplo, quando o navio em que ele e sua mãe estavam afundou, eles estavam indo para o Japão conhecer seu pai Mitsumasa Kido. Aquele ódio que Ikki carregava dentro de sí, dentro do mangá era direcionado contra Mitsumasa, por ele ter essa “penca de filhos” por ai, e trata-los como lixo.