Pular para o conteúdo principal

Tutorial de Mangá pra quem não sabe desenhar...

Bem vindo ao primeiro e único tutorial de Mangá para Idiotas!!!
Não brincadeira! hehe
Esse é um tutorial de como fazer um mangá pra você que como eu é um bosta pra desenhar!!!



Não, não brincadeira, todo mundo pode desenhar igualmente, a diferença é que uns já nascem desenhando os cavaleiros do zodíaco...

...enquanto outros levam 5 anos pra desenhar a turma da Monica, e mais 5 pra desenhar os cavaleiros...
...reconfortante não acha!?


Então vamos lá!
Bom primeiramente eu sugiro que você procure essas revistas que ensinam a desenhar, elas estão aos montes ai pela net, tratando de vários assuntos diferentes.
Embora elas ajudem muito, há um ponto que é a minha dificuldade e acredito que a de muitos que elas não ajudam, por exemplo:
Eu quero desenhar um cidadão lá com uma jaqueta da hora, então eu aplico a técnica de esqueleto, de cabeças de altura tudo certim, mas na hora do desenho eu não sei como compor o desenho, onde eu devo por os traços pra fazer a posição que eu queria, onde vão os traços que formam a jaqueta do cara e coisas assim, e estudar um modelo real é útil, mas há pessoas que assim como eu tem dificuldade nisso.
Bom então porque não passamos a usar referências de outros mangás ou desenhos aleatórios no Google? Sim isso pode ser um caminho pra você chegar onde quer.


Pra começar vamos quase colar alguns desenhos, eu sugiro que de inicio, você peguem alguns desenhos e primeiro cole por cima deles um pequeno esboço, e o refaça, mas mudando detalhes como, rosto, cabelo, roupa e etc.
O nível seguinte é demarcar apenas o esqueleto com base no desenho e ai apenas olhando-o como referencia fazer o seu próprio como nos meus exemplos a seguir:


Escolha uma imagem como base.


Marque um pequeno esboço (colando mesmo).



Então com base no original construa o seu desenho.


Você pode vetorizar seu desenho para colorir no Photoshop, caso tenha interesse em colorir como eu, se quiser tudo em preto e branco, sugiro que aplique uma reticula no desenho.


Aqui ele pronto, calma que eu vou fazer um passo a passo de como vetorizar e colorir.


Pra começar sugiro que você crie seu próprio estilo de desenho, isto é, seus próprios traços, repare que os traços do Dragon Ball não são os mesmos de Cavaleiros do Zodíaco, sobretudo inicialmente já vá definindo seu estilo de olhos, nariz e rosto de perfil desde o inicio, apenas o aprimore com o tempo.


Agora uma boa dica pra fazer os figurantes de seu mangá, são alguns programas que lhe permitem montar um personagem com peças predefinidas. É uma coisa bastante interessante e legal de se fazer, especialmente pra mim que sou fã desses jogos em que você pode montar as coisas, como seu personagem, uma cidade, um exercito, é um bom exercício pra sua criatividade.


Pra começar temos o:
Anime Character


Desenvolvido pela Adobe é o mais simples dos que vou citar, mas da pra fazer coisas bem legais com ele, embora seja limitado a apenas esse personagem ai na foto (possui homem e mulher), pode ser baixado no Baixaki.

Anime Gen


Esse consiste em apenas editar essa garotinha que você esta vendo ai, ela tem algumas roupinhas do tipo Hentai (hehe), é bem legal, embora você possa mudar roupa, cabelo, expressões e cor da pele, não passa dessa garotinha mesmo.


Hero Machine


Esse é o melhor na minha opinião, oferece muitas possibilidades, pois possui uma grande variedade de itens, a versão 2.5 dele pode ser baixada, mas o programas possui diversa versões online que infelizmente não é possível baixá-las, a versão 3.0 do programa também é excelente, permitindo que você crie mais de uma posição do personagem, altere sua posição na tela, é muito boa também, mas um pouco complicadinha na minha opinião, a mais estável é mesmo a 2.5, embora a posição do personagem seja uma só, é possível fazer algumas alterações nela com o Photoshop.


Este é um exemplo que usei o programa pra criar os personagens.
Os cavaleiros lá atrás, fiz apenas um e o multipliquei, o castelo peguei uma imagem na net e apliquei um filtro para deixá-lo com cara de desenho, a arvore fiz com o pincel do Photoshop, até que ficou uma cena interessante não acha?
Aqui os links para o Machine Hero:




Um ponto negativo de tudo isso é que nenhum desses programas possui a opção de se salvar o desenho fazendo se necessário o uso do Print Screen.


Há também um outro serviço online, que te permite criar um super Heroe e outro uma historia em quadrinhos com os personagens Marvel.


Um ultimo programa incrível que é o Comi-Po!
Que seria um programa como esses acima, porém mais completo para criação de um mangá completo, não apenas personagens, oferencendo opções de cenários e objetos em 3D para uma liberdade total de posicionamento, infelizmente esse programa é pago, e uma versão crackeada ainda não pintou, mas fique atento que a qualquer momento ela sai.


No caso de programas profissionais que poder ser usado temos o que eu gosto bastante:
Corel Draw
Photonhop
Flash

Anime Studio
Temos outros ainda porém esse eu quase não usei então não os terei como base aqui.
Ilustrator
Mangá Studio
Entre muitos outros.


Um excelente site para tirar referencias de posições para desenho é Pose Maniacs, feito para artistas com modelos reais de corpos humanos que podem ser rotacionados em 3D para que você escolha o ângulo ideal.




Você pode aproveitá-las em qualquer área, no Corel, pode imprimir e usar como base, pode apenas tê-la como referencia.


Bom então vamos agora a um tutorial completo de um desenho de um personagem.


Peguemos por base esse cidadão aqui.
Ponha a imagem dele tela de forma que você veja o personagem inteiro, pegue uma folha (eu recomendo de caderno de desenho, pois são mais finas que as de sulfite possibilitando ver melhor o que esta debaixo dela) e marque o esqueleto do carinha, colando da tela do PC mesmo dessa forma:


Isso é como se fosse onde estão os osso dos seu personagem, o próximo passo seria marcar os músculos do cara, infelizmente eu acabei perdendo a folha que fiz isso então volte lá em cima e dê uma olhada no desenho da personagem que está no começo do post.
Aquele primeiro rabisco seria a segunda etapa, faça em volta do esqueleto e tendo o desenho por base.
E próxima etapa é finalizar o desenho.


Veja só, repare que o resultado fica muito bom, e não se pode dizer que seja uma cola, afinal eu apenas marquei o esqueleto do cara e não fiz os traços seguindo os dele, lembre-se de sempre aplicar um pouco do seu próprio estilo de desenho não se apegue a seguir a risca o estilo do desenho de base, repare que o meu estilo é bem mais simples, então embora eu tivesse uma referencia bem detalhada, mantive a minha simplicidade (é porque não sei fazer melhor mesmo, kkkkkkkkkkk).
E isso é um método de aprendizado, é como eu digo, primeiro você começa a engatinhar, depois começa a andar e por fim corre.
Então você começa a copiar, depois você vai passar pra copiar mas alterando e por fim você vai criar os seus próprios desenhos.
Apesar de existir artistas que conseguem desenhar tudo da própria cabeça existem muitos também que utilizam referência de outros, artistas, não há nada errado com isso.


Agora darei dicas de como vetorizar seu desenho, e após como colorir.


Abra seu Corel Draw, recomendo a versão X6, embora todas as versões sejam praticamente iguais de se mexer, no tutorial estou usando o X4 por exemplo.


Após ter o seu desenho devidamente escaneado vá ao menu Arquivo e na opção importar, escolha o desenho, mas ao clicar em abrir ele não aparece na tela, porém note que o ícone do mouse mudou, então de um clique onde você queira que o desenho apareça.


Bom nosso desenho esta no corel, vou explicar algumas funções básicas.
Quando clicamos em qualquer objeto uma vez, aparecem quadradinhos pretos ao redor do objeto, você pode usá-los para aumentar ou diminuir o tamanha do objeto. Dando dois cliques aparecem setinhas ao redor do objeto, que podem ser usadas para girar o objeto, com a bolinha do mouse você usa o zoom, e caso se perca pressione as teclas Shift+F4 pra voltar ao normal.


Bom pra começar usaremos esta ferramenta, normalmente ficara selecionada a primeira ferramentas “Mão livre”, então você terá que clicar e segurar para aparecer estas outras ferramentas.


Bom como nosso desenho é preto vamos escolher uma outra cor para nossos traços, para que eles fiquem mais visíveis. Sem nada selecionado clique com o botão direito na cor vermelha, e dê OK na janelinha que aparece.


Vamos começar pelo rosto dele.
Essa ferramenta funciona da seguinte forma:
Você dará um clique no ponto inicial, e depois clica de novo no próximo ponto, ao dar esse segundo clique, segure o mouse clicado, pois assim você irá curvar essa linha que apareceu.
Exemplo:


Quando der o clique inicial aparece esse quadradinho azul.


Dando um segundo clique obtemos o resultado acima, para curvá-lo é preciso segurar o mouse clicado da seguinte forma:


Nesse ponto você pode curvar da maneira que quiser.
Lembrando que ao terminar o segundo clique basta dar um terceiro clique para que a linha continue, para finalizar esta linha e poder começar outra é preciso dar o Enter, e para desfazer o último ponto é o Esc.

Bom, mãos a obra, na verdade contornar certinho todo o desenho no corel é um trabalho bem cansativo, principalmente porque a ferramenta as vezes age com vontade própria, mas enfim.


E o trabalho continua.




E aqui temos ele terminado. Após traçar tudo, exclua a imagem de fundo, seleciono todos os traços, e clique na cor preta com o botão direito.

Na imagem acima, eu já deixei as "cabeças de referencia", que nada mais é do que a marcação de proporção, você pegará o tamanho da cabeça como base e o desenho devera ter entre 7 e 9 cabeças de proporção para adultos, as mulheres são mais baixas, então é comum vermos garotas de desenho com 6, 6 cabeças e meia também, como o meu personagem é um adolescente, mas homem, ele tem 7 cabeças de proporção, note que deve haver também uma harmonia entre as cabeças e as partes do corpo.

Terminado isso, você deverá exportar o arquivo em formato psd para abrir no photoshop e poder colorir.

É perfeitamente possível colorir no Corel, mas é bem mais chatinho coloria la, então não vejo necessidade disso.

Para exportar basta ir no menu Arquivo de depois em Exportar (file, export) e escolher formato psd.

Ao abrir no photoshop ele estará em uma janela com apenas o tamanho exato dos traços será necessário copiar para outra janela.



Primeiramente faça 2 cópias desta camadas
Lembre-se de fazer mais de uma copia das camadas do traços, use o atalho CTRL+J para tal fim.

Estas são as camadas do photoshop, imagine como se fossem varias folhas uma em cima da outra, você, pode por exemplo pegar um folha com o desenho de uma paisagem, ai recortar uma desenho de uma pessoa e colocar em cima da paisagem da maneira que lhe parecer melhor.

Crie 3 camadas com os traços, a de baixo será a que receberá as cores, a do meio será o traço normal, e a de cima aplicaremos o desfoque gaussiano (Filtro, Desfoque, Desfoque Gaussiano) (Filter, Blur, Gaussian Blur), após a primeira aplicação, basta dar CTRL+F para aplicar de novo, aplique 2 vezes e pronto.
Esse filtro vai disfarçar aquela pequena areazinha que ficará sem cor, no cantinho dos traços, e caso eles sejam muito aparente ter varias camadas de traço te possibilitará usar o lápis na camada de baixo para pintar essa imperfeição.


Agora você usará a ferramenta lata de tinta para colorir seu desenho, no quadro vermelho de baixo estão as cores que você esta usando, o quadradinho da frente é a cor primaria, e o de trás seria a cor de fundo de seu desenho, basta clicar nele (no da frente) e aparecerá uma caixa com cores, selecione a qual você quiser, depois use a lata de tinta para clicar nos pontos que você deseja adicionar a cor.


Aqui temos um pequeno detalhe, se você pintar o rosto do cidadão ele pintará até dentro dos olhos, basta que você use o lápis (com a mesma cor que você quer pintar) para fechar uma linha por fora dos olhos, então quando você usar a lata de tinta ela não ira pra dentro dos olhos.


Para fazer o lho, bote uma camada em baixo desta, e use o lápis com diferentes tamanhos e cores.

Alguns comandos:


No quadradinho azul esta o botão de visualização, quando ele esta com o desenho do olho significa qual camada esta visível, clicando nele ela fica invisível, isso é útil pra mexer com mais precisão nas camadas de baixo.
Lembrando que a camada que se quer editar deverá esta selecionada, para se editar a camada de baixo por exemplo, deve-se clicar sobre ela.
É possível trocar a ordem das camadas apenas clicando e arrastando as mesmas.
Dando-se 2 cliques no nome (no nome, se for fora do nome abre algumas opções) pode-se mudar o nome da camada.
O botão selecionado de vermelho é para se criar uma nova camada.
Clicando em uma camada e a arrastando para o ícone da lixeira você a exclui.


Seu desenho esta todo colorido agora, mas ainda temos uma parte importante e complicada, colocar as sombras, para isso use a ferramenta varinha mágica (magic tool).
Essa ferramenta seleciona toda uma determinada cor se a opção Adjacente (continuous) estiver desativada ele selecionará tudo que possua a mesma cor na camada, com a opção ativada ela seleciona apenas o que esteja ligado ao que você clicou antes.
Com o atalho CTRL+J você duplica essa parte selecionada para a camada acima mas ainda na mesma posição, nove que aparece mais uma camada, mas o desenho continua como antes.


Coma a ferramenta Laço Poligonal (Polygonal Lasso Tool), faça uma seleção como esta, após a primeira seleção deve-se segurar o Shift para dar o clique inicial da próxima seleção, não tem importância se a seleção pegar áreas onde não existe nada, pois onde não se tem nada, nada pode ser alterado hehe.

Use o comando CTRL+U e se abrirá uma nova janela, é possível arrastá-la para os lados pra ver melhor o que se passa na camada, então altere o nível de brilho (lightness) clicando e arrastando a seu gosto para dar um efeito de sombra.


Todas as sombras prontas, você pode usar este recurso par afazer brilhos também, como o detalhe do cabelo do personagem.


Pra fazer a sombra no chão do personagem, primeiro use a ferramenta varinha mágica para selecionar a parte vazia em volta do seu desenho.
Agora use o comando CRTL+SHIFT+I, e a seleção será invertida, o personagem passará a esta selecionado.
Crie uma nova camada, e pressione SHFIT+F5, aparecerá uma janelinha, em português terá a opção Preenchimento se não me engano na versão inglês estará USE, selecione Preto (Black) e dê OK.


Teremos o resultado de um desenho todo preto (na nova camada), agora faremos essa sombra parecer que esta no chão.


Segure a tecla CTRL e clique nos quadradinhos dos cantos e arraste.
Clicando sem o CRTL ele apenas aumenta ou diminui com CRTL ele da uma distorcida na imagem, coloque-a como achar melhor, não se preocupe com esse pé por exemplo basta selecioná-lo com o laço e dar delete, e depois passe a sombra para a camada de baixo do desenho.


Agora faremos o fundo, você pode tentar diversas combinações mas vamos a esta que eu usei.
Selecione 2 tonalidades de verde.
Vá para a opção, Filter, Render e Clouds (Filtro, Renderização e Nuvens).


Teremos este resultado, esta parte selecionada será o que deletaremos(pressione delete).
Após deletar não se esqueça de desfazer a seleção pressionando, CTRL+D.


Vá para filtro, artístico e escolha qualquer opção, você será nessa janela que é onde podemos visualizar e editar cada um dos filtros do photohop.


Escolhi este filtro, mas você pode usar o que lhe agradar, da pra fazer cenários rochosos assim, construções, apenas mudando detalhes.


Use o CTRL+T e ajeito como achar melhor, pra dar uma certa profundidade, use da sua criatividade para o céu.


Use a ferramenta Pincel (brush tool) para detalhar mais.
Selecionei esse pincel que tem o formato de grama, daí é só questão de cores e tamanhos para conseguir o efeito desejado.


Bom todo o resto foi montagem, o castelo peguei no Google e recortei, depois apliquei o filtro Arestas Posterizadas, o cavaleiro negro fiz no Hero Machine 3.0 e os outros ao fundo no 2.5.


E como não podia faltar, esconda as imperfeições com os balõezinhos das conversas.

Dica: Antes de colorir no Photoshop você também pode apagar os "quadrados" dos traços, deixando-os com uma aparência mais de traço mesmo, ajuda a dar um visual melhor.


Comentários

RECOMENDADOS:

Quem é o Cavaleiro de Ouro mais Poderoso? (Revisando)

Atenção! Como o texto é bem grande, adicionei vários subtítulos ao longo do mesmo, todos devidamente grafados em vermelho, para lhe facilitar caso esteja interessado em ler apenas sobre determinado assunto. Você poderá também pressionar Ctrl + F, uma pequena caixa aparecerá do lado superior direito (ou em outro lugar dependendo do navegador), copie os títulos e cole nessa caixa para buscar diretamente o assunto desejado. Critérios da análise. Obras de Saint Seiya. Cavaleiros de Ouro “Preliminares” (Shion e Dohko). Orphée de Lira. Aioloz de Sagitário. Saga e Shaka (Santuário). Kanon de Dragão Marinho. Ranking Hypermito. Saga e Shaka (Hades). Ranking Taizen (enciclopédia CDZ) Saga e Shaka (Next Dimension). Saga e Shaka (Sol of Gold). Saga e Shaka (Episode G). Saga Saintia Sho. Gêmeos e Virgem (Lost Canvas). Shina de Cobra. Saga e Shaka, possível combate. Shaka vs Goku. A "Trolagem&q

Os cavaleiros de Bronze são Semi-deuses? Mitsumasa Kido é Zeus?

Os 5 cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) são irmãos? Mitsumasa Kido é Zeus? É interessante notar que quando dizemos isso a certos “fãs” (entre aspas mesmo) de CDZ eles te chamam de louco, mas essa é uma “Teoria” que devia ser conhecida por todos, até porque ela é mais que uma mera teoria. Sem enrolação vamos lá! Dentro do mangá de Saint Seiya, a fundação Graad enviou aproximadamente 100 jovens para serem treinados como cavaleiros, e estes 100 jovens eram todos irmãos, filhos do mesmo pai porém com mães diferentes de vários lugares do mundo. E esse pai era Mitsumasa Kido. É galera parece que ele fez um tour pelo mundo pegando geral as vagabas... Hyoga por exemplo, quando o navio em que ele e sua mãe estavam afundou, eles estavam indo para o Japão conhecer seu pai Mitsumasa Kido. Aquele ódio que Ikki carregava dentro de sí, dentro do mangá era direcionado contra Mitsumasa, por ele ter essa “penca de filhos” por ai, e trata-los como lixo.