Pular para o conteúdo principal

Os Filhos de Húrin


OS Filhos de Húrin

Esta Obra está bastante relacionada com O Silmarillion, livro este, que citei neste outro Artigo (Link), de modo que seria recomendável lê-lo também.

Em: O Silmarillion, há um capítulo dedicado a Turin Turambar, o filho de Húrin, mas este é apresentado de forma bem resumida, quase como uma “Resenha” de Os Filhos de Húrin, então seria mais recomendável lê-lo ao invés de meu resumo, que será ainda mais breve, mas enfim…

Os Filhos de Húrin é um “livro completo” e detalhado, indispensável aos fãs de Tolkien.

Antes que eu me esqueça:

_Eu sou o Vigia…

Durante a juventude Húrin e Huor (irmãos humanos), após uma batalha acabam perdidos, porém por meio dos Vallar, Torondor, o Rei das Águias, envia seus servos, e estes levam Húrin e Huor ao reino oculto de Turgon, filho de Feanor (dos Noldor). Este (Turgon) foi aconselhado pelo Valla, Umo (Senhor dos Mares), a tratá-los bem.
E mesmo que fosse sua lei, que ninguém que chegasse ao Reino Oculto tivesse permissão de deixá-lo, ele concede o beneficio aos irmãos, e ambos retornam para seu povo.


No mesmo ano em que Berem (Seu parete), chega a Doriath (Reino do Rei Tingol dos Telleri [Elfos cinzentos, que se recusaram a ir para Valinor], e da Maia Melian), Turin nasce. Pouco tempo depois da morte de sua irmã, apelidada de Lalaith (riso), Húrim parte para a "Nirnaeth Arnoediad", A Batalha das Lagrimas Incontáveis.
O Rei Fingon (Herdeiro de Fingolfin, meio irmão de Feanor), e seu exército, auxiliados pelas três casas dos homens, Elfos Verdes, somados aos “Lestenses”, alguns Anões e o exército de Maedros (Filho de Feanor), partem para um ataque final a Morgoth (Primeiro Senhor do Escuro, Valla  antes conhecido como Melkor, mestre de Sauron que posteriormente se torna o Segundo Senhor do Escuro). Porém, tudo dá terrivelmente errado, quando Orcs, executam parentes dos capitães dos exércitos de Fingon e dos Anões, fazendo-os se precipitarem em ataque, ao mesmo tempo são atacados por Glaurung (Pai dos Dragões) liderando um grupo de Balrogs, e traídos pelos Lestenses. Este combate desastroso termina de forma tão trágica que “as lágrimas desta batalha são incontáveis”…

Em meio a batalha Turgon (que havia rompido o cerco e se apresentado com seu exército, descrito como "Uma Floresta de Lanças"), é ajudado pelos homens liderados por Húrin, tomando a retaguarda eles se sacrificam para que os Elfos escapem com vida para lutarem no futuro, e todos a exceção do próprio Húrin, o maior dos guerreiros humanos (até então), são mortos.
Capturado ele é levado a terrível presença de Morgoth, mas Húrin em sua ousadia zomba do Senhor do Escuro, que em sua cólera o amaldiçoa e a toda sua família:

Húrin permaneceria sentado imóvel próximo ao trono de Morgoth, alimentado pelo poder do Valla e sem conseguir morrer, e vendo através dos olhos do próprio Morgoth, tudo o que este faria para atormentar e destruir sua família, de modo que a vida de Túrim, seu filho, sob poder do Senhor do Escuro, pode ser resumida em uma única palavra:

TRAGÉDIA!!!


Após a batalha perdida, Morwen (Mãe de Túrin) o envia para Doriath, aos cuidados do Rei Thingol e Melian, que o adotam como filho, enquanto ela mesma fica nas terras dos parentes de Húrin (Dor-lomim), estando grávida.
Posteriormente Hurin se torna um poderoso guerreiro superior até mesmo aos Elfos (Telleri da Terra Média) e resolve partir para combater o Senhor do Escuro pessoalmente, se tornando famoso por isso, conhecido como Mormegil, o Espada Negra de Nargotront.

Contudo uma sucessão de desgraças desencadeadas pelo "Olhar de Melkor", sempre o acompanhariam e a todos ao seu redor.


Para não dar Spoilers tão comprometedores (Tudo o que citei é apenas o Capítulo 1 do livro), pois as Tragédias é que são o foco da história de Túrin (Como citado por Elrond e Aragonr em O Senhor dos Anéis), apresentarei POUCOS dos acontecimentos desastrosos em forma de "Tópicos":

* Após partir do Reino Élfico, sua mãe e irmã chegam a procura de Túrin, não o encontrando partem a contragosto do rei, se perdendo da escolta em um ataque de Glarung, terminando em:


TRAGÉDIA!!!



* Turin "assassina por acidente" Saeros, o conselheiro de Thingol, em uma tentativa de “humilhá-lo”.
* Fugindo do rei, ele "se torna líder" de um grupo de um grupo de bandidos do bosque.
* A traição de Min (Anano-Miúdo, raça a parte dos Anões), após atos dos Proscritos, simplesmente termina em:

TRAGÉDIA!!!

* Turin leva todo um reino que o acolhera a:

TRAGÉDIA!!!

* Caindo na lábia de Glaurun (Dragões tem o poder amaldiçoar se souberem o nome da pessoa, é por isso que Smalg perguntava por tantas ezes o nome de Bilbo), Turin leva  Finduilas (Élfa que se apaixonara por ele) e sua própria irmã, a:

TRAGÉDIA!!!

* É mais do que óbvio que a batalha contra o Dragão, termina em:

TRAGÉDIA!!! (para muitos)


A forma com que tudo é conduzido é simplesmente:

TRAGÉDIA!!!

Ops. Quero dizer:

MAGNIFICA!!!

Sendo este o meu livro favorito dentre a Mitologia de Tolkien.

Os Filhos de Húrin, junto de: Berem e Luthin:



E: A Queda de Gondolin:



Compreende as três principais lendas (Primeira Era) no "Mundo Antigo", do Universo de O Senhor dos Anéis (Terceira Era).

Não deixe de ler meu artigo comentando sobre: O Silmarillion:



Livro que abrange pontos interessantes dos dias antigos (Antes da Primeira Era), até o inicio da Terceira Era:


Comentários

RECOMENDADOS:

Quem é o Cavaleiro de Ouro mais Poderoso? (Revisando)

Atenção! Como o texto é bem grande, adicionei vários subtítulos ao longo do mesmo, todos devidamente grafados em vermelho, para lhe facilitar caso esteja interessado em ler apenas sobre determinado assunto. Você poderá também pressionar Ctrl + F, uma pequena caixa aparecerá do lado superior direito (ou em outro lugar dependendo do navegador), copie os títulos e cole nessa caixa para buscar diretamente o assunto desejado. Critérios da análise. Obras de Saint Seiya. Cavaleiros de Ouro “Preliminares” (Shion e Dohko). Orphée de Lira. Aioloz de Sagitário. Saga e Shaka (Santuário). Kanon de Dragão Marinho. Ranking Hypermito. Saga e Shaka (Hades). Ranking Taizen (enciclopédia CDZ) Saga e Shaka (Next Dimension). Saga e Shaka (Sol of Gold). Saga e Shaka (Episode G). Saga Saintia Sho. Gêmeos e Virgem (Lost Canvas). Shina de Cobra. Saga e Shaka, possível combate. Shaka vs Goku. A "Trolagem&q

Tutorial de Mangá pra quem não sabe desenhar...

Bem vindo ao primeiro e único tutorial de Mangá para Idiotas!!! Não brincadeira! hehe Esse é um tutorial de como fazer um mangá pra você que como eu é um bosta pra desenhar!!! Não, não brincadeira, todo mundo pode desenhar igualmente, a diferença é que uns já nascem desenhando os cavaleiros do zodíaco... ...enquanto outros levam 5 anos pra desenhar a turma da Monica, e mais 5 pra desenhar os cavaleiros... ...reconfortante não acha!? Então vamos lá! Bom primeiramente eu sugiro que você procure essas revistas que ensinam a desenhar, elas estão aos montes ai pela net, tratando de vários assuntos diferentes. Embora elas ajudem muito, há um ponto que é a minha dificuldade e acredito que a de muitos que elas não ajudam, por exemplo: Eu quero desenhar um cidadão lá com uma jaqueta da hora, então eu aplico a técnica de esqueleto, de cabeças de altura tudo certim, mas na hora do desenho eu não sei como compor o desenho, onde eu devo por os traços pra fazer a posiçã

Os cavaleiros de Bronze são Semi-deuses? Mitsumasa Kido é Zeus?

Os 5 cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) são irmãos? Mitsumasa Kido é Zeus? É interessante notar que quando dizemos isso a certos “fãs” (entre aspas mesmo) de CDZ eles te chamam de louco, mas essa é uma “Teoria” que devia ser conhecida por todos, até porque ela é mais que uma mera teoria. Sem enrolação vamos lá! Dentro do mangá de Saint Seiya, a fundação Graad enviou aproximadamente 100 jovens para serem treinados como cavaleiros, e estes 100 jovens eram todos irmãos, filhos do mesmo pai porém com mães diferentes de vários lugares do mundo. E esse pai era Mitsumasa Kido. É galera parece que ele fez um tour pelo mundo pegando geral as vagabas... Hyoga por exemplo, quando o navio em que ele e sua mãe estavam afundou, eles estavam indo para o Japão conhecer seu pai Mitsumasa Kido. Aquele ódio que Ikki carregava dentro de sí, dentro do mangá era direcionado contra Mitsumasa, por ele ter essa “penca de filhos” por ai, e trata-los como lixo.