Pular para o conteúdo principal

Viagens no Tempo Alteram o Futuro?

Obs. O texto a seguir é um Paradoxo, no sentido de que as informações a seguir não são exatamente uma verdade, contudo pelo menos para mim podem até parecer como tal. Na realidade trata-se de parte das explicações fictícias do universo que compõe meu original ao qual resolvi desenvolver um pouco mais apenas como uma espécie de “ensaio”, e também para se tornar “motivo para debate”.

Vamos tentar entender na pratica o que ocorreria caso uma viagem no tempo fosse feita.
Observemos este simples exemplo de linha do tempo:


Onde os eventos ocorrem seguindo uma ordem lógica dentro do fluxo da linha do tempo.
Então adicionemos um "Evento Temporal", ou seja, uma viagem no tempo em que alguém do futuro retorna ao passado:


Supondo-se que com a influência desta viagem no tempo, a história como conhecemos seja alterada, ocorrendo-se algo semelhante ao conhecido "Paradoxo do Avô".
Este paradoxo tenta postular hipóteses do que aconteceria, caso você voltasse no tempo e impedisse seu avô de conhecer sua avó, e se eles jamais se conheceram o que aconteceria com você?
Uma das linhas de pensamento diz que o futuro seria "apagado" e depois "reescrito" um novo futuro, nesse caso você desapareceria, pois nunca teria nascido.


Contudo, outra forma de se pensar é a "das linhas do tempo alternativas", na qual o tempo "bifurcaria", gerando dois futuros diferente, ou seja dois universos alternativos, um sendo o seu próprio em que tudo continua bem e normal, e o outro sendo totalmente novo, o resultado da mudança exercida nele por sua viagem:


Contudo especula-se que, provavelmente as viagens no tempo não seriam possíveis devido as "leis de autopreservação do universo", pois estes paradoxos poderiam destruir o tempo.
Há também a hipótese do tempo ser "imutável", nesse sentido não importa o que você faça o futuro arranjará um jeito de se cumprir.
Mas então se meu avô não conheceu minha avó, como eu nasci?
Quem sabe mesmo com sua interferência, o máximo que tenha ocorrido é que eles tenham se conhecido em outras circunstancias, assim o universo tende a se "ajeitar" por si mesmo para que tudo seja como tem que ser no futuro.

É claro que sobre esta perspectiva, podemos questionar, o que aconteceria se você matasse seu avô?
Seria possível que você ainda nascesse porém tendo um avô diferente?
Pode ser isto que a teoria das "ondas temporais" nos diz.
Para que fique mais claro usarei um exemplo do filme de animação Liga da Justiça Ponto de Ignição, pois ele trata justamente desta teoria.

Obs: Haverá Spoiler, infelizmente não posso explicar sem "spoilar", então se quiser, vá ver o filme antes de terminar de ler meus comentários.

Neste filme, o herói Flash, resolve voltar ao passado afim de tentar salvar sua mãe que foi morta anos atrás, e após salva-la e retornar ao futuro, ele se depara com um mundo totalmente diferente, onde até mesmo pessoas mudaram:



Durante o assalto que mataria os pais de Bruce Wayne transformando-o em Batman, as coisas saem ao contrario, o jovem Bruce é morto enquanto seus pais continuam vivos. Tomada pela dor Marta Wayne, ou seja a mãe do pequeno Batman, torna-se "a Coringa", enquanto seu pai afim de tentar detê-la torna-se o Batman, contudo ele passa a agir com muito menos escrúpulos do que seu filho teria agido futuramente, usando inclusive armas de fogo.
O grande detalhe aqui é que este assassinato aconteceu muitos anos antes daquele que levou a mãe de Flash, ou seja em um passado mais distante ainda do que aquele ponto em que Flash retorna e ainda em locais diferentes, demonstrando também a teoria do caos:

Até o bater de asas de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo.

O próprio Supermam acaba não sendo encontrado pelos Kent, mas sendo prezo pelo governo e jamais vê a luz do dia não desenvolvendo seus poderes. Então vemos que as alterações se deram por todo o mundo, inclusive em épocas anteriores culminando até mesmo com a total destruição do continente Europeu.
Posteriormente é revelado que tal viagem no tempo gerou "ondas de alteração temporal" em todas as direções, passado, presente e futuro, semelhante a quando uma pedra é atirada a um lago causando ondas em todas as direções.

Contudo outra forma de se pensar, é que se de fato alguém tenha viajado no tempo, do ponto de vista da linha temporal do passado, esta pessoa simplesmente apareceu ali, e fez parte da mesma linha do tempo, ou seja ela também foi um agente responsável por moldar o futuro, assim ela não o teria alterado, mas faria parte dele, veja neste exemplo:


Note que a viagem no tempo é parte da linha do tempo, então não ocorre mudança, é apenas mais um evento dentro dela.
Agradeço por ter me lido, e recomendo ler o artigo acima, para complementar com outra forma de mudança temporal não citada neste ok.

Leia também sobre: Diferença entre Universos Paralelos e Dimensões Extras (Link)

Comentários

RECOMENDADOS:

Quem é o Cavaleiro de Ouro mais Poderoso? (Revisando)

Atenção! Como o texto é bem grande, adicionei vários subtítulos ao longo do mesmo, todos devidamente grafados em vermelho, para lhe facilitar caso esteja interessado em ler apenas sobre determinado assunto. Você poderá também pressionar Ctrl + F, uma pequena caixa aparecerá do lado superior direito (ou em outro lugar dependendo do navegador), copie os títulos e cole nessa caixa para buscar diretamente o assunto desejado. Critérios da análise. Obras de Saint Seiya. Cavaleiros de Ouro “Preliminares” (Shion e Dohko). Orphée de Lira. Aioloz de Sagitário. Saga e Shaka (Santuário). Kanon de Dragão Marinho. Ranking Hypermito. Saga e Shaka (Hades). Ranking Taizen (enciclopédia CDZ) Saga e Shaka (Next Dimension). Saga e Shaka (Sol of Gold). Saga e Shaka (Episode G). Saga Saintia Sho. Gêmeos e Virgem (Lost Canvas). Shina de Cobra. Saga e Shaka, possível combate. Shaka vs Goku. A "Trolagem&q

Tutorial de Mangá pra quem não sabe desenhar...

Bem vindo ao primeiro e único tutorial de Mangá para Idiotas!!! Não brincadeira! hehe Esse é um tutorial de como fazer um mangá pra você que como eu é um bosta pra desenhar!!! Não, não brincadeira, todo mundo pode desenhar igualmente, a diferença é que uns já nascem desenhando os cavaleiros do zodíaco... ...enquanto outros levam 5 anos pra desenhar a turma da Monica, e mais 5 pra desenhar os cavaleiros... ...reconfortante não acha!? Então vamos lá! Bom primeiramente eu sugiro que você procure essas revistas que ensinam a desenhar, elas estão aos montes ai pela net, tratando de vários assuntos diferentes. Embora elas ajudem muito, há um ponto que é a minha dificuldade e acredito que a de muitos que elas não ajudam, por exemplo: Eu quero desenhar um cidadão lá com uma jaqueta da hora, então eu aplico a técnica de esqueleto, de cabeças de altura tudo certim, mas na hora do desenho eu não sei como compor o desenho, onde eu devo por os traços pra fazer a posiçã

Os cavaleiros de Bronze são Semi-deuses? Mitsumasa Kido é Zeus?

Os 5 cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) são irmãos? Mitsumasa Kido é Zeus? É interessante notar que quando dizemos isso a certos “fãs” (entre aspas mesmo) de CDZ eles te chamam de louco, mas essa é uma “Teoria” que devia ser conhecida por todos, até porque ela é mais que uma mera teoria. Sem enrolação vamos lá! Dentro do mangá de Saint Seiya, a fundação Graad enviou aproximadamente 100 jovens para serem treinados como cavaleiros, e estes 100 jovens eram todos irmãos, filhos do mesmo pai porém com mães diferentes de vários lugares do mundo. E esse pai era Mitsumasa Kido. É galera parece que ele fez um tour pelo mundo pegando geral as vagabas... Hyoga por exemplo, quando o navio em que ele e sua mãe estavam afundou, eles estavam indo para o Japão conhecer seu pai Mitsumasa Kido. Aquele ódio que Ikki carregava dentro de sí, dentro do mangá era direcionado contra Mitsumasa, por ele ter essa “penca de filhos” por ai, e trata-los como lixo.