Pular para o conteúdo principal

Tutorial de M.U.G.E.N

Quem nunca pensou em uma luta entre Street Fighter e Mortal Kombate, ou Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball? Bem, com o M.U.G.E.M isso é possível! É um jogo lançado peça Elecbyte em 1999, inicialmente usava o DOS depois passou para o Linux e finalmente Windows. É um jogo de luta em 2D no estilo Street Fighter onde através de programas específicos você você pode criar seus próprios personagens e cenários, todo o jogo é desenvolvido através de códigos de textos que são interpretados pelo programa. A empresa que desenvolve o game depois de lançar sua ultima versão em 2009, aparentemente desapareceu do mapa, e as licenças para o game não foram renovadas, o que torna o jogo ilegal, bem na verdade se ter qualquer jogo no computador sem se ter o jogo original em mãos já é ilegal, mais se os games originais custam muito caro, não deixam muitas opções aos aficionados em games(rsrs).

Um pequeno vídeo de um mugen que eu montei, para vocês verem de que se trata:



Segue agora um tutorial simples pra você começar a montar seu mugen.

ADICIONANDO PERSONAGENS E CENÁRIOS

Procurei algumas informações na net sobre como criar um mugem e achei algumas informações uteis pra você que pretende começar seu game, mas apenas coisas simples aqui, na verdade as possibilidades são muitas com esse game, podendo se incluir até algumas animações no game, esse tutorial é pra você que quer montar seu game com personagens e cenários que podem ser encontrados aos montes na net, também existe a possibilidade de você criar seus próprios personagens e cenários, mas não falarei disso neste post, quem sabe futuramente eu fale mais sobre esse assunto em um outro tutorial.

bem iniciando:


Adicionar personagens:

Estas são as pastas do game(podem variar de acordo com a versao do game), temos 4 pastas principais para se adicionar personagens e cenários: a pasta "chars" onde você colocará seus personagens, a pasta "data" que contém os arquivos de testo por onde você programa seu mugem, a pasta "sound" que é onde você colocará as musicas que irão aparecer em cada cenário(musicas de sua escolha) e a pasta "stages" onde colocam-se os cenários do game.
Para adicionar os personagens é simples, você pode baixa-los na net ou se quiser existem programas para criação deles, há vários arquivos que compõem um personagem, dentre eles há um com a extensão ".def", pegue todos os arquivos ponha-os em uma pasta e nomeie a pasta com o mesmo nome desse arquivo ".def" sem a extensão claro, isso facilitará muito sua vida, depois ponha essa pasta dentro da pasta "chars", em seguida vá até a pasta "data", dentro dela há um arquivo com o nome "select.def" abra-o com o bloco de notas, logo no começo estará escrito "[Characters]", basta você digitar o nome da pasta do personagem que tem que ser o mesmo do arquivo ".def" e pronto, salve e ja pode jogar com seu personagem.


Adicionando cenários.

Os arquivos dos cenários deveram ficar na pasta "stages", porem não dentro de outra pasta, todos os arquivos soltos na pasta "stages", é possivel colocar também uma musica em cada cenário, para isso salve esta musica na pasta "sound" depois abra o arquivo com extensão ".def" do cenário com o bloco de notas, copie o nome da musica e cole na parte que corresponde a musica da seguinte forma:
.

.
.

[Music]
bgmusic = sound/nome_da_musica.mp3 
bgvolume = 255
.
.
.


Bom seu cenário já está no mugem mas você ainda não pode jogar nele, para usa-lo no jogo você vai precisar ir até a pasta "data" e abrir o arquivo "select.def" escolha um personagem a adicione o cenário na frente dele colocando o caminho em que o cenário se encontra, assim como no exemplo.



Ryu, stages/japao.def

1º Nome do personagem
2º ,
3° Pasta dos cenários
4º /
5° Nome do cenário
6º Extensão ".def"


Escolhendo a ordem que os personagens aparecem no mugem.
Definindo a ordem dos personagens é que da pra se escolher o chefão do seu game, para isso vamos novamente a pasta "data" e abrimos o arquivo "select.def", procure pelas linhas(la no final):
[Options]
arcade.maxmatches = 1,1,1,1,1,1,1,2,1,1

Acima temos 10 casas de numeros(separados por vírgulas), cada uma dessas 10 casas significa o numero de fazes no seu mugen, sendo que ele apenas possui 10 fazes(dã, kkkkkkk), cada numero 1 significa que você irá enfrentar 1 inimigo a cada faze, note que na faze 8 esta o numero 2, isso significa que na faze 8 você irá enfrentar 2 inimigos, bom acredito que você já deva ter entendido como isso funciona, bom mas para isso funcionar deve-se definir em que faze cada personagem deve estar "escalado", da seguinte forma:

Ryu, stages/japao.def, order = 5

1º Nome do personagem
2º ,
3° Pasta dos cenários
4º /
5° Nome do cenário
6º Extensão ".def"
7º ,
8º order(ordem)
9° =
10° Faze em que o personagem deverá aparecer
Você pode colocar varios personagens em cada faze e o computador irá escolher um entre eles.


Organizando a tela de seleção de personagens:
Na pasta "data" existe um arquivo chamado "system.def", em algumas versões do mugem dentro da pasta "data" há uma pasta chamada "mugen1" e dentro dele é que esta o arquivo "system.def". procure pelas linhas:

[Select Info]

rows = 5 (numero de linhas)
columns = 20 (numero de colunas)

pos = 106,423 (posição dos personagens)

No arquivo existem varias outras opções mas apenas alterando estas você já consegue adicionar mais personagens. Mas desta forma é um tanto difícil para criadores inexperientes de mugen, o mais recomendável é baixar um "screenpack" de sua preferencia para seu mugem, recomendo o "Mugen_RX_IV" pois ele é leve e bonito, cabendo 100 personagens nele.


Também neste mesmo arquivo temos:

[Title Info]
menu.itemname.arcade = "ARCADE"
menu.itemname.versus = "VS MODE"
menu.itemname.teamarcade = "TEAM ARCADE"
menu.itemname.teamversus = "TEAM VS"
menu.itemname.teamcoop = "TEAM CO-OP"
menu.itemname.survival = "SURVIVAL"
menu.itemname.survivalcoop = "SURVIVAL CO-OP"
menu.itemname.training = "TRAINING"
menu.itemname.watch = "WATCH"
menu.itemname.options = "OPTIONS"
menu.itemname.exit = "EXIT"

Alterando esses nomes você muda os nomes da opções do game.


Ryu e Ken contra "Bison"... kkkkkkkkkkkkkkk...

Bom é isso ai, um tutorial de mugem para iniciantes bem simples, com isso você ja deve dominar tudo no seu mugem...


Mugen 1.0 vs Winmugen


Cenários e personagens são feitos universalmente para ambos, mas ocasionalmente encontramos um personagem ou cenário que funciona em ou em outro, no caso dos personagens eu até consegui dar um jeito em alguns usando o fighter factory ultimate, mas nem todos deram certo, antes de opitar pelo Mugen 1.0 ou Winmugen, saiba o que cada um tem de melhor:
No Muguen 1.0 você consegue deixar a resolução em 1020, enquanto o Winmugen apenas chega a 640, o que torna o game em tela cheia muito melhor no 1.0, porque qnto maior a imagem melhor ela ficara em tela cheia, mas por outro lado o Wim por ficar em uma resolução menor mesmo em uma tela pequena da a impressão de ter uma imagem melhor, mas quando colocado em tela cheia e comparado ao 1.0 você vê a diferença, mesmo tendo cenários e chars em Hi-Res(alta definição).


Abaixo um video que eu capturei de um mugen que montei baseado em Street Fighter.



Comentários

RECOMENDADOS:

Quem é o Cavaleiro de Ouro mais Poderoso? (Revisando)

Atenção! Como o texto é bem grande, adicionei vários subtítulos ao longo do mesmo, todos devidamente grafados em vermelho, para lhe facilitar caso esteja interessado em ler apenas sobre determinado assunto. Você poderá também pressionar Ctrl + F, uma pequena caixa aparecerá do lado superior direito (ou em outro lugar dependendo do navegador), copie os títulos e cole nessa caixa para buscar diretamente o assunto desejado. Critérios da análise. Obras de Saint Seiya. Cavaleiros de Ouro “Preliminares” (Shion e Dohko). Orphée de Lira. Aioloz de Sagitário. Saga e Shaka (Santuário). Kanon de Dragão Marinho. Ranking Hypermito. Saga e Shaka (Hades). Ranking Taizen (enciclopédia CDZ) Saga e Shaka (Next Dimension). Saga e Shaka (Sol of Gold). Saga e Shaka (Episode G). Saga Saintia Sho. Gêmeos e Virgem (Lost Canvas). Shina de Cobra. Saga e Shaka, possível combate. Shaka vs Goku. A "Trolagem...

Tutorial de Mangá pra quem não sabe desenhar...

Bem vindo ao primeiro e único tutorial de Mangá para Idiotas!!! Não brincadeira! hehe Esse é um tutorial de como fazer um mangá pra você que como eu é um bosta pra desenhar!!! Não, não brincadeira, todo mundo pode desenhar igualmente, a diferença é que uns já nascem desenhando os cavaleiros do zodíaco... ...enquanto outros levam 5 anos pra desenhar a turma da Monica, e mais 5 pra desenhar os cavaleiros... ...reconfortante não acha!? Então vamos lá! Bom primeiramente eu sugiro que você procure essas revistas que ensinam a desenhar, elas estão aos montes ai pela net, tratando de vários assuntos diferentes. Embora elas ajudem muito, há um ponto que é a minha dificuldade e acredito que a de muitos que elas não ajudam, por exemplo: Eu quero desenhar um cidadão lá com uma jaqueta da hora, então eu aplico a técnica de esqueleto, de cabeças de altura tudo certim, mas na hora do desenho eu não sei como compor o desenho, onde eu devo por os traços pra fazer a posiçã...

Os cavaleiros de Bronze são Semi-deuses? Mitsumasa Kido é Zeus?

Os 5 cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) são irmãos? Mitsumasa Kido é Zeus? É interessante notar que quando dizemos isso a certos “fãs” (entre aspas mesmo) de CDZ eles te chamam de louco, mas essa é uma “Teoria” que devia ser conhecida por todos, até porque ela é mais que uma mera teoria. Sem enrolação vamos lá! Dentro do mangá de Saint Seiya, a fundação Graad enviou aproximadamente 100 jovens para serem treinados como cavaleiros, e estes 100 jovens eram todos irmãos, filhos do mesmo pai porém com mães diferentes de vários lugares do mundo. E esse pai era Mitsumasa Kido. É galera parece que ele fez um tour pelo mundo pegando geral as vagabas... Hyoga por exemplo, quando o navio em que ele e sua mãe estavam afundou, eles estavam indo para o Japão conhecer seu pai Mitsumasa Kido. Aquele ódio que Ikki carregava dentro de sí, dentro do mangá era direcionado contra Mitsumasa, por ele ter essa “penca de filhos” por ai, e trata-los como lixo. ...